Dia do Motorista

Posted by rodaviva
Category:

O Dia do Motorista, comemorado na data do padroeiro da categoria, São Cristóvão (25/07), traz à tona a importância desse profissional para a economia nacional. Responsável pelo transporte de 61,1% das riquezas nacionais, o motorista de caminhão tem passado nos últimos anos por um processo de qualificação com cursos e treinamentos, atendo-se cada vez mais à segurança no trânsito e ao cumprimento das leis.

O resultado deste movimento, motivado pelo o aumento da competitividade no setor e por exigências do Governo, que vem criando mecanismos automatizados com relação à legislação, tem impulsionando maior acesso ao conhecimento para os profissionais da área, deixando-os mais produtivos e seguros com relação aos trabalhos do dia a dia.

Outro componente que influenciou para este cenário foi o estabelecimento da Lei 13.103/15, também conhecida como “lei dos caminhoneiros”, que regulamenta a profissão e estabelece os limites do tempo de direção, os horários obrigatórios de descanso e a jornada de trabalho dos profissionais do transporte rodoviário. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) publicada nesse ano, o número de motoristas empregados de frota que conhecem a lei é de 94,7%. Desse total, 67,1% estão satisfeitos com a medida.

É inegável o avanço que nova legislação representou para o motorista profissional. Por meio do esforço reunido do SETCESP, das entidades representativas, dos trabalhadores, dos contratantes e do governo, no sentido de colocar regras para a atividade, conseguimos elevar a profissão de motorista de caminhão a uma das mais estratégicas e importantes para a economia do Brasil.

Portanto, é com orgulho que o SETCESP felicita a todos os motoristas nesse dia tão especial para o transporte de cargas. Parabéns!

Deixe uma resposta