Preso no RS suspeito de chefiar esquema de roubo de caminhões

Posted by rodaviva
Category:

Foi preso na quarta-feira (20) o suspeito de chefiar a maior quadrilha de roubo de caminhões do Rio Grande do Sul. A ação, da Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos, ocorreu em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

O homem, que tem 46 anos, foi preso em flagrante. Ele é mecânico e dono de uma oficina na cidade. “Ele é um excelente mecânico e com esse conhecimento acabou enveredando para o mundo do crime”, diz ao G1 o delegado Adriano Nonnenmacher, um dos responsáveis pela investigação.

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva. Na oficina do suspeito, localizada no bairro Mathias Velho, a Polícia Civil encontrou um caminhão que havia sido roubado na noite de terça (19), também em Canoas. O veículo já estava desmanchado. Pelo flagrante, ele será indiciado por receptação e adulteração de sinal identificador.
O investigado atua no furto e roubo de veículos pesados, em geral, caminhões, há cerca de uma década. No esquema da quadrilha, o receptador fazia o pedido e o mecânico encomendava com os ladrões, que roubavam e entregavam o veículo em um determinado local, onde ficava por horas ou dias até ser repassado ao comprador.

“Ele fazia o meio de campo, contatava os assaltantes e encomendava os roubos. Ele é um nome muito conhecido nesse tipo de delito, é uma espécie de negociador de roubos”, diz o delegado Marco Guns, que também realizou a investigação.

A maior parte dos furtos e roubos ocorre nas cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. Parte dos veículos é desmanchada para revenda de peças e outra parcela é clonada.

A Polícia Civil já havia descoberto uma propriedade que servia de depósito e esconderijo de caminhões roubados, em Gravataí, também na Região Metropolitana de Porto Alegre. “Era um local em que ele depositava cabinas e partes dos caminhões”, detalha Guns.

Segundo o delegado, após a prisão, o suspeito disse que se "sente injustiçado" e afirmou que é procurado por criminosos para realizar as negociações. "Contudo, minutos depois, encontramos o caminhão no interior do depósito. O veículo havia sido roubado na noite anterior", frisa o delegado.

Ainda conforme a Polícia Civil, o homem também está envolvido em extorsões e fraude em seguros. Os comparsas dele já foram presos ao longo da investigação. Com isso, a expectativa é que os índices de furtos e roubos de veículos de carga sejam reduzidos.

Deixe uma resposta